Sunday, October 19, 2008

The Clash - London Calling (1979)



Gostaria de começar esse texto dizendo que somente agora conheci essa maravilha da música chamada London Calling do também maravilhoso The Clash. Confesso que a maior parte da minha vida fui metalhead xiita a ponto de ignorar tudo de bom que a música oferece fora do “mundo headbanger”.
Não conheço a história da banda a fundo, não conheço nenhum outro disco da banda além desse, mas confesso que depois da primeira audição do London Calling, vou atrás da discografia completa. As duas mentes pensantes da banda se chamam Mick Jones e Joe Strummer, que fizeram essa obra prima da música, agregando influências do punk, ska, reggae, rockabilly e R&B.
Acho até um sacrilégio citar qualquer faixa como destaque, mas não posso deixar de mencionar a faixa título, a maravilhosa Jimmy Jazz, a política Spanish Bombs e o hit do disco, a última faixa “Train In Vain”. Além da produção precisa de Guy Stevens, muito raro naquela época de recursos tecnológicos limitados.
A capa é baseada no primeiro disco de Elvis Presley e se tornou clássica, talvez até mais que a de Elvis.
Esse disco é uma referência do estilo, um ícone da época em que foi lançado e um divisor de águas dentro do mundo da música. Uma obra perfeita que deve ser apreciada por todos. Se você é um radical headbanger que só escuta heavy metal, dê uma chance para obras maravilhosas como esse disco do Clash. Garanto que você não vai se arrepender. Palavra de um headbanger veterano e não mais tão radical.

Nota: 10

Faixas:
1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can´t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ´Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover´s Rock
16. Four Horsemen
17. I´m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

Formação:

Mick Jones – guitarra, vocal
Joe Strummer – guitarra, vocal
Paul Simonon – baixo, vocal
Topper Headon – bateria, percussão


Site Oficial: http://theclash.com/





0 Comments:

Post a Comment

<< Home